Treino Online
Home > Artigos > Psicologia > A concentração do atleta

A concentração do atleta

Logo do Treino Online
Autor: Dra. Sâmia Hallage
Ilustração do artigo


      A concentração é uma das variáveis que interferem no rendimento de um atleta. As pessoas envolvidas com o esporte sabem de sua grande importância, e constantemente se questionam sobre o que um atleta deve fazer para se concentrar.
      Trabalhei com um treinador que em alguns momentos, interrompia o treino e pedia que os atletas se concentrassem. Prontamente o grupo parava, abaixava a cabeça, fechava os olhos e permanecia assim por alguns segundos. E só a partir dessa pequena parada o treino recomeçava. Um dia perguntei para os atletas o que eles faziam e em que pensavam enquanto estavam ali de cabeça abaixada, e eles não souberam me responder.
      Para que se treine uma habilidade psicológica é preciso antes de tudo, que se compreenda o seu significado. A concentração, em linhas gerais, pode ser entendida como a habilidade de focalizar a atenção em aspectos relevantes da tarefa. Um jogador de futebol, por exemplo, ao executar um passe deverá ter sua atenção voltada para a bola, e para o posicionamento em que se encontra o jogador escolhido para recebê-la.
      A literatura referente à Psicologia de Esporte define como sendo quatro os tipos de atenção, de acordo com a amplitude e direção do foco: a ampla, a estreita, a externa e a interna.
      A atenção ampla se refere à habilidade do atleta de focalizar vários estímulos do ambiente simultaneamente. Outro tipo de atenção é a estreita, que se refere à habilidade de direcionar o foco de atenção para um único estímulo.
      Além da atenção ampla e estreita, temos a atenção externa e interna. A atenção externa se refere à habilidade de focalizar estímulos externos, do ambiente, enquanto que na atenção interna o foco está nos pensamentos e sentimentos do atleta. Muitos atletas direcionam sua atenção para os seus pensamentos e sentimentos em momentos que deveriam focalizar estímulos relevantes do ambiente.
      Geralmente quando um atleta que apresenta dificuldade de concentração pode ocorrer que ele esteja tendo dificuldade de se orientar às pistas apropriadas do ambiente. Além disso, é importante que ele tenha a habilidade de deslocar sua atenção, rapidamente, de um estímulo para outro, de acordo com as exigências da situação.
      O estímulo ou conjunto de estímulos para o qual o atleta deve direcionar seu foco de atenção depende da modalidade escolhida e do momento específico do treinamento ou competição. Vamos imaginar um corredor. Momentos antes de iniciar uma prova seu foco de atenção deve ser interno, é importante que ele seja capaz de rever sua estratégia de prova e seus objetivos. Em seguida deve direcionar para os estímulos externos, para examinar o ambiente à sua volta, posicionar-se e preparar-se para a largada. Durante o percurso a atenção se alterna, ora deve focalizar os estímulos internos e ora os externos.
      Inúmeros distratores podem interferir na concentração de um atleta. Cita-se como exemplo, outros atletas, a torcida, sons diversos, presença de pessoas significativas, etc. É praticamente impossível eliminar esses distratores do ambiente. Desta maneira é importante que o próprio atleta treine sua habilidade de concentração a fim de isolar esses distratores e focalizar sua atenção nos estímulos relevantes.
      É importante ressaltar que não existe uma "receita" a ser seguida. Cada atleta precisa ter sua própria estratégia de concentração, que pode ser desenvolvida com o auxílio de seu treinador e de um psicólogo do esporte.
      Na próxima coluna falaremos sobre algumas técnicas de concentração que podem ser utilizadas para otimizar o rendimento de atletas.


Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

29º Triathlon Internacional de Santos 2020

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa

, Santos/SP

Fotos
+ Fotos e Resultados