29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
A palavra triathlon vem do latim e significa 3 combates. É um esporte novo e muitos ainda o desconhecem, onde há 3 modalidades esportivas em um só esporte: natação, ciclismo e corrida.
Surgiu em 1973, qdo um grupo de sócios de um clube HAVAIANO WAIKIKI SWIN CLUB, tiveram q cumprir umdesafio proposto pelo pelo comandante John Collis para saber qual homem seria capaz de vencer as 3 provas; 3.5 km swin, 180 km bike e 42 km195 mts de corrida. Derão largada 15 homens, destes, 3 terminaram a prova.
A partir de 1980 criaram-se distâncias menores. Surgiu no Brasil em maio de 1983 e em junho de 1991 passou a ser regido pela CBTRI-CONFEDEREÇÃO BRASILEIRA DE TRIATHLON.
OVERTRAINING x OVERUSE
Lesão por overtraining: o indivíduo malha, malha e não percebe ganho de massa muscular ou aumento do sist.cardiovascular, daí com bom senso que ele faz, aumenta a dose de exercícios ao invés de correr 30 min, corre 1 hora...e quando ele começa outra atividade física para complementar o que ele já faz, encontramos o 1 síntoma principal e 1 quadro de overtraining. Anos atraz era exclusivo de atletas profissionais hoje a realidade é contrária e atinge alunos de academias e atletas amadores.
Sintomas: aumento da P.A, aumento dos BATIMENTOS CARDÍACOS, diminuição sistema imunológico, insônia , irritabilidade, dentre outros.
Lesão por overuse: quando o problema não é o excesso de treino e sim a utilização exagerada de uma única estrutura / art. do corpo; nos homens mais comum em membro superior e nas mulheres nos mebros inferiores.
Sintomas: dor atividade, dor atividade sem restrição, dor atividade com restrição e dor crônica incapacitante.
Lesões na Natação
Tendinite do Bíceps: causada principalmente pelo desíquilibrio muscular entre ROTADORES EXTERNOS e ROTADORES INTERNOS. Resulta na inflamação da bainha ao longo do tendão, na extremidade superior do Bíceps; geralmente manifesta-se com dor direta e hipersensibilidade na área de inserção muscular.
Instabilidade Multidirecional: não é ainda completament entendida, pois sua fisiologia não é clara, é uma lesão complexa e afeta indivíduos que possuem frouxidão global anterior, inferior e posterior da cápsula articular gleno umeral.
Lesões no Ciclismo
Relativamente raras em incidência, mais comumente causada por traumas diretos, overuse de treino ou ajuste ruim da bicicleta.
Dor Anterior no Joelho ( síndrome patelo femoral ): dor de início incidioso na região peri ou retropatelar que agrava-se em determinadas atividades, por exemplo subir e descer escadas. Ela ocorre quando aumenta-se o treino subitamente, quando há retração da musculatura que age no joelho ( mais comuns quadríceps ) e também quando há fraqueza destas mesmas musculaturas.
Tendinite Patelar: dor ao longo do tendão mais comum ocorrer no pólo inferior da patela.
Síndrome da Banda Íleo Tibial: dor na região lateral do joelho ( comum em atletas de corrida ), esta dor é causada pela fricção da banda no epicôndilo lateral, mais comum nos ângulos entre 30 e 45 graus de flexão.
Causas: biomecânica incorreta da bicileta, tais como altura selim e rotação do pedal.
Lesões na Corrida
Estudos epidemiológicos mostram que a maioria das lesões no triathlon ocorrem na corrida e durante o treino, e isto está relacionado diretamente com o efeito acumulativo dos 3 esportes. O stress e a fadiga causado pela natação e ciclismo pode conduzir o atleta da corrida ao overuse.
Tendinite no Tendão Aquileu: tendão aquileu é o maior tendão do corpo humano e pode suportar tensões de até 450 kg, as lesões são mais freqüentes em indivíduos entre 30 e 45 ano e isto está associado diretamente coma sobrecarga de treino.
Causas: aumento súbito da corrida e velocidade, aclives e declives ao treino, tempo treino elevado e alterações anatômicas de pé e tornozelo.
Fasciíte Plantar: inflamação da fascia plantar de origem traumática; a fáscia plantar é uma estrutura que dá tensão e mantém a arcada óssea do pé estável. A dor da fasciíte é frequentemente confundida como sendo do esporão calcâneo.
O esporão calcâneo faz parte do quadro da fasciíte plantar e se caracteriza por 1 crescimento ósseo no calcâneo; mas é importante salientar que o esporão não ocorre na fáscia plantar e sim no músculo flexor anterior dos dedos à qual é adjacente à fáscia.
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos