29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
Existem diversas formas de treinamento intervalado, porém muitos de nós defendemos que eles desenvolvem apenas o sistema anaeróbico, sendo dispensável para desportistas que praticam provas de meio-fundo e fundo.
Para médios-fundistas e fundistas, porém, a velocidade pura, ou mesmo a aceleração máxima, não são capacidades determinantes no resultado final de uma prova.
Faremos então, uma breve definição dos MÉTODOS CONTÍNUOS INTERVALADOS (ou Interval Training).
"Os métodos contínuos intervalados baseiam-se nas repetições sistemáticas do trabalho de alta intensidade, superiores a 95% e a 190bpm, alternando basicamente com intervalos de descanso insuficientes nas micro pausas e suficientes nas macro pausas. São os métodos MAIS INDICADOS NA PREPARAÇÃO, sendo indicados pela MAIORIA DOS TREINADORES em QUASE TODOS os esportes... São os métodos MAIS DETERMINANTES no RENDIMENTO IMEDIATO..." (FORTEZA De La Rosa, Armando; Treinamento Desportivo: do ortodoxo ao contemporâneo; Phorte, 2007).
Nesse artigo estaremos tratando de treinamentos intervalados para quem corre provas de meio-fundo e fundo.
MÉTODO INTERVALADO EXTENSIVO LONGO (IEL)
Cargas: duram de 2 a 15 minutos, a uma intensidade média (80% a 85% da F.C. Máx).
Benefícios: Maior irrigação periférica e capilar em razão da manutenção relativamente prolongada da PA (Pressão Arterial).
Resultados Esperados: (a) Aumento da capacidade aeróbica, através do consumo máximo de oxigênio; especialmente devido ao aumento da circulação periférica. (b) o início anaeróbico e (c) a economia do metabolismo de glicogênio(Navarro, 1998).
MÉTODO INTERVALADO EXTENSIVO MÉDIO (IEM)
Cargas: duram entre 1 e 3 minutos, com intensidade média à submáxima (85% a 95% da F.C.Máx.).
Benefícios: ativação, em maior quantidade, dos processos anaeróbicos, em razão da falta de oxigênio;
Resultados Esperados: melhora da capacidade aeróbia, oriunda do fator central (Navarro, 1998).
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos