29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
Sim. Deve-se tomar muito cuidado e atenção aos primeiros sinais da dor.
O correto é suspender a atividade física e utilizar o método RICE bem eficaz para acelerar a recuperação do tecido fragilizado ou lesionado.
O método RICE (que pode ser combinado com anti-inflamatórios e relaxantes musculares) é a melhor resposta imediata para a maioria das contusões. Ele significa (em inglês).
R-est - repouso
I-ce -gelo
C-ompression - compressão
E-levation - elevação
O método (RICE) repouso, gelo, compressa e elevação. Adotado imediatamente após os primeiros sinais da dor tem como intuito reduzir ou sanar qualquer vestígio de lesão. Caso a dor continue é de extrema importância procurar um profissional capacitado (médico ou fisioterapeuta) para lhe auxiliar no combate a dor.
METODO RICE
1º repouso: Dependendo do tipo de dor pode chegar até 72 horas após os primeiros sinais de dor. Não necessita maiores explicações. Seu corpo precisa de repouso para se recuperar
2º gelo: Procure colocar na área da dor. Pode ser por meio de uma bolsa "cold packs" vendidas em lojas esportivas ou cubos de gelos enrolado numa toalha; deve se utilizar desse recurso por 4 a 8 vezes por dia .
Obs: Não coloque gelo diretamente em cima da pele, pois isso poderá causar bolhas ou queimaduras. O limite de tempo para cada aplicação é de 20 minutos.
3º Compressão: O objetivo aqui é diminuir a irrigação sangüínea no local da dor. Pode ser utilizada uma bandagem, mas tome cuidado para não apertar demais e impedir a circulação o que poderia ocasionar gangrena. Você pode alternar compressão com gelo. Se a região com dor ficar dormente, pare o processo de compressão.
4º Elevação: Elevar o membro contundido diminui a pressão sangüínea na área.
Esses são métodos simples que qualquer pessoa com um pouco de instrução poderá se ultilizar. Existem diferentes maneiras de realizar o METODO RICE, mas requer um estudo mais aprofundado em formas de aplicação para não danificar ou causar qualquer tipo de complicação. Por isso caso a dor não melhore procure um profissional capacitado para lhe orientar da melhor maneira possível.
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos