29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
No artigo anterior começamos a falar sobre os exercícios com pesos na qualidade de vida de pessoas que buscam na musculação, uma maneira segura e eficaz de restabelecer sua capacidade funcional, aumentando a qualidade de vida do praticante.
Dei um exemplo mostrando que muitos profissionais quando têm um aluno sedentário, o mesmo inicia o treinamento com pesos, passando exercícios simples como rosca direta (flexão e extensão de bíceps) e outros, como flexão e extensão de joelho, flexão e extensão de ombro, flexão de tronco (abdominais), mesa adutora e abdutora, ou seja, a grande maioria dos exercícios são realizados de uma forma uniarticular, porém no dia a dia, nada que realizamos é uniarticular, é sempre multiarticular.
Disse ainda também que se o aluno o procura para melhorar a condição de vida, de realizar o trabalho com menos esforço, de diminuir riscos de lesões, não seria interessante tentar condicionar os músculos para reproduzir os movimentos do cotidiano, como pegar uma caixa, ou subir em uma escada, ou entrar em um carro, "pegar"um ônibus...
Com isso, fica claro que as atividades do cotidiano não estão sendo reproduzidas e não estão sendo trabalhadas as reais necessidades do seu aluno.
E essas observações feitas aqui, servem para todas as pessoas que iniciam um programa de treinamento com pesos, ou seja, devemos abusar mais dos exercícios multiarticulares.
Exemplo:
Quando você colocar um aluno em uma máquina ou barra para fazer trabalho isolado do bíceps, você está priorizando o fortalecimento do mesmo, tanto na sua fase excêntrica quanto na fase concêntrica; e isso está errado, não. Porém, como já dissemos, as atividades do cotidiano não são feitas dessa forma, por que quando seu aluno chega na academia, você passa exatamente exercícios nada funcionais como rosca direta, tríceps na polia, mesa extensora / flexora, elevação lateral? Digo mais ainda, quando seu aluno ou outro profissional questiona porque não está sendo feito exercícios de agachamento por exemplo, muitos respondem dizendo que o aluno ainda não está "preparado" para fazer esse tipo de exercício. Mas se verificarmos no dia a dia das pessoas, todos agacham ou levantam inúmeras vezes durante o dia, e quase 100% fazendo o movimento errado! Então, a melhor forma seria ensinar esse movimento NECESSÁRIO no dia a dia, e ao mesmo tempo, fortalecer os músculos responsáveis para executar esse gesto motor, ok? Então abuse de exercícios de agachamento, mas claro respeitando a individualidade do seu aluno.
Lembre que é um MITO dizer que agachamento lesiona, e que é necessário fortalecer as pernas para daí sim, executar o agachamento. Não se prenda a mitos e lendas, o que é preciso e saber o que você está passando para o seu aluno.
Quando falamos em agachamento, podemos iniciar com uma amplitude mais reduzida, sem peso algum, apenas apoiando em uma barra ou cabo de madeira, entendeu?
Outra coisa do dia a dia que nossos alunos fazem muito é empurrar e puxar. Então aí está outra dica, abuse das remadas, exercícios de supino... Lembre também que quando fazemos exercícios de supino, nós estamos trabalhando intensamente o tríceps, e quando fazemos remadas estamos trabalhando também intensamente o bíceps.
Hoje em dia temos muitos acessórios para serem usando dentro da sala de musculação, como bases instáveis (bosu), bola suíça, elásticos, entre outros...
Na sala de musculação devemos abusar do cross over, pois exercícios com cabos, reproduzem muitos movimentos do dia a dia e além disso, é uma ótima oportunidade de trabalhar com os acessórios descritos acima, condicionando também os músculos estabilizadores, que é a base do treinamento de força funcional.
Concluindo, musculação funcional é quando usamos exercícios que REALMENTE reproduzem os movimentos do dia a dia, ou seja, trabalhar a capacidade funcional do seu aluno desde o primeiro dia de atividade com pesos. Podemos também, usar vários exercícios de força funcional, que é um método de treino que veio para ficar.
Use muita ciência de treinamento e mãos a obra!
Bons treinos!!
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos