Treino Online
Home > Artigos > Saúde > Fazer ginástica com amigo é mais difícil de desistir

Fazer ginástica com amigo é mais difícil de desistir

Logo do Treino Online
Autor: Prof. Luiz Carlos de Moraes
Ilustração do artigo

Que o ser humano é um animal social todo mundo já sabe. A gente precisa de companhia para quase tudo na vida. No café da manhã, na condução, no trabalho e até na ginástica tudo fica mais fácil. Fazer ginástica não deixa de ter o seu lado chato principalmente naqueles primeiros minutos quando o corpo ainda não aqueceu. O que estou fazendo aqui? Quem ainda não fez essa perguntinha diabólica?

 

Os americanos fazem pesquisa de tudo. Uma delas concluiu que as pessoas ao se apresentarem sozinhas numa academia têm mais de 90% de chance de desistir com menos de um ano o mesmo acontecendo com quem se propõe a caminhar sozinho todos os dias pelos parques, ruas ou calçadões. Por outro lado a mesma pesquisa mostra que as pessoas ao se matricularem acompanhadas têm apenas 10% de chance de abandonar a ginástica por uma razão lógica. Uma incentiva a outra principalmente naqueles dias em que uma delas não está bem humorada. Esse comprometimento pode ser ainda maior quando existe parentesco de primeiro grau.

 

A gente sabe que os resultados demoram um pouco aparecer e como todas as pessoas são diferentes quando uma quer resultado mais rápido e não aparece pensa logo em desistir, mas não o faz porque a outra "segura a onda". Da mesma forma quando um é mais preguiçoso que o outro e só vai à academia por causa da companhia. Um dia acaba gostando.

 

Pensado nisso algumas academias fazem promoções do tipo: "Traga um amigo e receba um desconto". Todos ganham por ser uma excelente regra de Marketing.

 

Nós conversamos também, na semana passada, sobre os chatos de academia que são mais fáceis de aturar quando estamos acompanhados. Depois de algum tempo, quando os resultados começam aparecer, essa união tende a ficar mais forte ainda podendo até surgir uma saudável competição entre as duas pessoas.

 

Claro, essa união deve combinar também com as atividades, horários e dias escolhidos. Pouco adianta as duas pessoas se matricularem junto e depois uma ir para a ginástica localizada a outra para a natação e nunca se encontrarem.

 

O tipo de atividade também pode unir ou afastar mais as pessoas de acordo com o perfil do parceiro.

 

Caminhada. Essa costuma ser uma das melhores atividades para unir ainda mais as pessoas colocando os assuntos em dia toda vez que saem para caminhar. Mesmo em passo firme e constante dá para conversar bastante. Eu mesmo tenho exemplos disso entre meus clientes.

 

Corrida. Essa é uma atividade que apesar de cada um ter o seu ritmo é muito democrática com muitos exemplos de grandes amizades construídas na própria corrida. Ela une todas as classes sociais e raças sem preconceito.

 

Musculação. Se seu parceiro é do tipo muito competitivo e depois de algum tempo começar a comparar o tamanho do seu bíceps com o dele isso pode estremecer as relações se você não levar na esportiva. No mais, as atividades individuais têm a vantagem da troca de experiência e um tempinho entre uma série e outra para conversar além de um poder ajudar o outro durante a execução dos exercícios com peso livre. O mesmo vale para a ginástica localizada. Dá para conversar enquanto malha.

 

Spining. Dependendo de como o professor conduz a aula o entrosamento pode ser total entre os amigos e os outros alunos se tornando uma grande festa principalmente porque a maioria das pessoas não está preocupada em saber quem pedala, emagrece ou sua mais do que a outra.

 

Step. Essas aulas exigem um pouco mais de coordenação porque são calcadas em coreografias que vão do simples ao avançado. Se um dos amigos ou amigas não for muito bem o outro terá que incentivar.

 

Jump. Essa aula por si só já é divertida pela própria natureza e não é preciso ter muita coordenação. Se o sujeito errar não tem problema. Portanto, vale mais é curtir e levar como uma brincadeira de criança em cima das mini-camas elásticas.

 

Natação. Independente da performance de um e de outro sempre dá para bater um papo na beira da piscina entre as séries. Normalmente a aula é conduzida por trabalhos educativos com acessórios tais como prancha, pullboy, palmar, pé de pato e etc. As atividades aquáticas costumam proporcionar muito prazer sendo muito procuradas.

 

Portanto, como estamos ainda começando um novo ano convoque um amigo ou amiga para fazer atividade física com você. Juntos podem melhorar a saúde e a amizade.


Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

29º Triathlon Internacional de Santos 2020

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa

, Santos/SP

Fotos
+ Fotos e Resultados