Treino Online
Home > Artigos > Saúde > Os novos velhos - parte 1

Os novos velhos - parte 1

Logo do Treino Online
Autor: Prof Luiz Carlos de Moraes
Ilustração do artigo

Outro dia entrei num restaurante no centro da cidade do Rio de Janeiro e chamou-me a atenção a quantidade de idosos ali almoçando. Perguntei ao dono do restaurante se ele fazia alguma promoção para aquelas pessoas e ele me respondeu que não. Aquele pessoal de cabelos brancos trabalha numa empresa ali perto que dá preferência a empregados mais velhos e experientes muitos dos quais já são até aposentados e continuam trabalhando. O motivo é simples. Esse pessoal dá menos problemas trabalhistas e sociais para a empresa além de atender melhor o público simplesmente porque querem e precisam trabalhar. Muitos dos jovens hoje mal entram e já estão reivindicando salários, faltam por qualquer motivo trazendo atestado médico e se acham cheios de direitos sem conhecer e cumprir primeiro com os deveres.

 

A tão sonhada aposentadoria hoje não representa mais simplesmente parar de trabalhar, e sim troca por uma ocupação mais prazerosa. Embora ainda persista em nossa sociedade concursos ou ofertas de emprego limitando a idade, inclusive desrespeitando a lei, as pessoas não podem parar em momento nenhum de evoluir em busca da especialização. Alguns sexagenários são tão importantes em determinadas empresas que todo o sistema gira em torno de suas ordens ou conselhos sempre em concordância com o mundo moderno. São idosos atualizados que não perdem o poder e perfeitamente integrados à sociedade. É bom lembrar que o poder e respeito são conquistados ao longo do tempo e não imposto. Algumas pesquisas mostram que quem trabalha, remunerado ou não, fazendo o que gosta vive mais e melhor. Infelizmente poucas pessoas têm esse privilégio razão pela qual temos também uma legião de maus profissionais em todas as áreas.

 

Não faz tanto tempo assim. Talvez uns 35 anos, uma pessoa de 40 anos estava em final de carreira. Hoje, estão no ápice de suas vidas produtivas, muitos cursando mais uma faculdade ou curso de MBA para se destacar cada vez mais no mercado, pois de acordo com a atual realidade é possível que ainda tenha mais uns 30 anos de vida profissional pela frente, desde que se cuide. Não basta só cuidar da carreira e esquecer do físico, da família e da vida social moderada.

 

Estar ativo depois dos 60 no tocante a movimento corporal, também não significa "dar uma de garotão" caindo no ridículo se arriscando em aventuras perigosas ou radicais. Existem muitas atividades físicas mais adequadas ao idoso e até os atletas participam de campeonatos classificados por faixa etária. É preferível ter 60 anos e se sentir muito bem disposto aos 60 do que sair por aí dizendo que faz tudo que um jovem de 20 faz. Está querendo enganar a quem? A diferença de um idoso fisicamente ativo para um sedentário chega a ser gritante, mas não pode ser comparado a um rapaz de 20 ou 30 anos. A atividade física para o idoso deve ser sempre estimulada visando principalmente a Qualidade de Vida respeitando as suas preferências para que vire um hábito, sem o apelo estético social distorcido.

 

Todos nós sabemos que existem pontos fracos e muito falhos em nosso país. As aposentadorias são ridículas e a assistência médica, pelo menos digna não existe. Uma parcela dos idosos padece nas filas dos bancos para receberem suas migalhas e se precisarem de médico morrem antes de serem atendidos nos hospitais públicos.

 

Apesar de sabermos que quem depende da saúde pública está em maus lençóis, os idosos são os que dão menos trabalho para a segurança pública porque se envolvem muitíssimo menos em acidentes, brigas e crimes.

 

Algumas pessoas vêem as preferências de maiores de 65 anos nas filas dos bancos ou passagem gratuita nos ônibus como uma regalia. Essas "supostas" regalias fazem muitos idosos viverem mais e melhor porque podem sair de casa, ver gente, saber o que está acontecendo na sua cidade e se movimentar. Estariam condenados ao isolamento, ao desuso do corpo e à morte. Em pouco tempo a fila preferencial estará maior que a comum e em alguns bancos já acontece.

 

Uma população crescendo cada vez mais se constitui no mínimo uma farta fonte de pesquisa e trabalho para profissionais de saúde e especialistas. Os terapeutas responsáveis por essa população precisam ter algo mais do que conhecimento técnico. Precisam de jogo de cintura, criatividade, bom senso e vontade. Muita boa vontade. Foi justamente um desses velhinhos ariscos que me disse: O velho é igual à bicicleta. Se parar cai.

 

Para Refletir: Em tempos de crise não é preciso economizar tanto a ponto de se tornar um "pão duro" e nem gastar tanto como se fosse morrer amanhã. Moraes 2009.

 

Sobre a Ética: Falar a verdade custa caro em termos de Marketing porque não se propaga tão rápido como a mentira. O homem correto pouca gente sabe quem é o mentiroso todo mundo sabe. Moraes 2009.


Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

29º Triathlon Internacional de Santos 2020

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa

, Santos/SP

Fotos
+ Fotos e Resultados