Treino Online
Home > Artigos > Saúde > Setembro é o mês da esperança e da reflexão na Educação Física

Setembro é o mês da esperança e da reflexão na Educação Física

Logo do Treino Online
Autor: Prof. Luiz Carlos de Moraes
Ilustração do artigo



           Setembro lembra a primavera, as flores, o frio e a gripe que vão embora e que as coisas vão melhorar. O primeiro dia é dedicado ao profissional de Educação Física, uma justa homenagem a quem é responsável por prevenir as doenças que mais matam anualmente como a obesidade e todas dela oriundas. É o profissional que cuida da saúde preventiva das pessoas e não menos importante que os outros da área da saúde como os médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e etc.

           Apesar de ser uma das profissões mais antigas do planeta ela só veio a ser regulamentada de fato em 1° de setembro de 1998 depois de muita luta, encontros, desencontros, divergências de idéias e ideais. No passado o que seria dos esportes Olímpicos sem a presença do professor de Educação Física? O que seria dos bravos guerreiros que defendiam suas nações sem alguém para fisicamente prepara-los para enfrentar os rigores das guerras que na época sem muita tecnologia dependiam da força física e da resistência humana para sobreviver?

           Hoje esse profissional exerce uma função mais nobre sendo visto como uma necessidade para a sociedade moderna e o leque de oportunidades se abrindo cada vez mais. Professor de Educação Física não é mais aquela figura vestido com roupa de ginástica em todo lugar ensinando apenas esporte ou trabalhando em academia. Ele pode estar de jaleco branco trabalhando num hospital fazendo parte da equipe multidisciplinar de saúde. Pode estar numa faculdade ministrando uma ou mais matérias da grade curricular. Pode estar orientando e prescrevendo treinamento personalizado a diferentes pessoas em diferentes lugares. Pode fazer parte da equipe de empregados da área de saúde ocupacional de grandes empresas como fiz durante 28 anos coordenando programas de Qualidade de Vida para os empregados.

           Em todas essas e muitas áreas a sociedade deposita cada vez mais confiança. Entretanto, uma das áreas que considero fundamental é a escola. Do profissional de Educação Física atuante na escola exige-se um conhecimento profundo nas áreas inerentes ao movimento humano tais como os aspectos culturais e sociais. Deve ser dotado da capacidade de contornar os problemas das relações humanas, o medo, a desconfiança, a covardia, a descrença e sobretudo a fantasia de seus alunos. Segundo Machado (1995) é do professor a responsabilidade de moldar o caráter dos jovens em formação podendo deixar marcas profundas, tanto negativas como positivas. É dele a responsabilidade de ensinar as regras de boa conduta para viver bem na sociedade. Isso significa dizer que a preocupação do professor não se restringe apenas aos aspectos físicos e motores, mas também à formação integral do aluno. No bom português: Fazê-lo virar gente de bem a partir do ensino fundamental.

           A classe é formada por graduandos, graduados, provisionados e bacharéis. Cada um com as suas responsabilidades formando um conjunto harmonioso.
Devido a esse leque de oportunidade e responsabilidade cada vez mais exigida na profissão, urge a necessidade do graduando e jovens graduados refletirem se estão escolhendo a carreira certa até porque dá tempo de mudar. Não menos importante é a reflexão dos mais antigos que muitas vezes precisam mudar seus paradigmas. Precisamos de profissionais comprometidos com o bem comum e com a classe. O corporativismo responsável significa união sem acobertar comportamentos antiéticos e distorcidos.

           Ainda essa semana respondi uma pergunta de uma professora querendo saber quanto custa a hora aula de ginástica. Respondi que depende muito da região onde ela mora e do poder aquisitivo dos alunos. O mais importante entretanto não é saber quanto ganha um professor de Educação Física e sim o que esse professor tem a oferecer à sociedade e o quanto está preparado e comprometido com essa causa tão nobre que é saúde das pessoas. Claro que o salário é importante, mas a valorização profissional só virá quando cada um mostrar as suas qualidades se aprofundando nas matérias pertinentes ao ofício. Experiência se adquire dia a dia e isso leva algum tempo com alguns tropeços, erros e acertos. Só o diploma é pouco e o jovem precisa saber disso. Só a idade mais avançada sem atualização também não diz muito. É preciso estar atuante em conformidade com a evolução. A qualidade profissional melhorou muito com a regulamentação, mas setembro lembra que as coisas vão melhorar ainda mais.

           Para Refletir: É mais fácil acender as lamparinas do próprio juízo do que amaldiçoar a escuridão, mas cuidado ao acendê-las. Depois luz estará refletida de modo acentuado a tua sombra com todos os seus defeitos e qualidades. Moraes 2009.

           Sobre a Ética: Antes de bradar que ninguém valoriza o seu trabalho, verifique o que há de errado com ele. Moraes 2009.


Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

29º Triathlon Internacional de Santos 2020

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa

, Santos/SP

Fotos
+ Fotos e Resultados