29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
O homem é um ser social que cresce e se desenvolve vivendo entre seus semelhantes. As informações e os estímulos do meio social e ambiente, é o que define um adulto física e psiquicamente sadio. Cada etapa da vida tem o seu grau de importância, porém a infância assume papel preponderante na formação do ser. A criança tem muitas necessidades, entre elas a de se movimentar. E como orientá-las e quais esportes são mais adequados a essa criatura que parece tão indefesa? O exame geral ortopédico e orgânico, renovado a intervalos regulares, deve ser o início de tudo. De posse desses resultados é que o profissional de Educação Física ou treinador responsável montará programas recreativos e educativos, de tal forma a manter a criança ativa com mais aproveitamento em tudo.
Na primeira infância (0 a 6 anos segundo a Organização Mundial de Saúde) os esportes indicados são os que desenvolvem a coordenação motora, uma vez que o sistema nervoso central e o cérebro são os que primeiro se desenvolvem na vida. Até os três anos, a interconexão das células nervosas cresce mais rapidamente. O corpo humano não cresce todo por igual seguindo uma prioridade determinado pela mãe natureza. Sendo assim, enquanto o cérebro da criança aos 5/6 anos atinge 90 a 95% do cérebro adulto, o crescimento geral do corpo não atingiu a metade.
É do conhecimento da maioria das pessoas os "surtos" de crescimento. Nos primeiros dois anos, as crianças praticamente dobram sua altura, daí aos seis, elas crescem mais gradualmente, quando aos sete ocorre um breve aumento estatural e um estirão de crescimento dois meses antes da menarca (Bastos 1990). É finalmente, na puberdade, que o ser humano define sua altura, último e definitivo impulso. A atividade física não competitiva, na justa medida durante a infância, entre outros benefícios, estimula a glândula hipófise que entre outras funções é responsável pela liberação do hormônio de crescimento secretado a vida inteira, especialmente na infância.
Na medida do possível, deve-se deixar que as crianças escolham a modalidade esportiva, mas para tanto, é preciso ofertá-las os mais variados movimentos a fim de desenvolver todo o potencial motor para uma possível descoberta de talento. O desenvolvimento específico para uma modalidade esportiva antes da puberdade além de ser prejudicial pode representar vida esportiva mais curta.
A busca e seleção de jovens talentos é uma tarefa complexa exigindo experiência profissional e bom senso para não induzir o adolescente à especialização antes ou depois do tempo sem ter formada base motora. Não é incomum treinadores cometerem esse erro para se promover.
A experiência profissional é necessária porque alguns adolescentes podem ter maturação precoce em relação à idade cronológica antecipando os níveis de força e estatura sendo selecionados para treinamentos específicos. Nos esportes bem estruturados como é o vôlei, por exemplo, esse olho clínico é importante para não dispensar promessas que não tenham ainda completado a maturação em relação à idade cronológica. Em alguns casos justamente atletas de maturação tardia, quando adultos acabam sendo mais altos que os de maturação precoce. Nas modalidades esportivas como no vôlei, no basquete e no atletismo a altura e a relação antropométrica entre os segmentos corporais são importantes por conta das vantagens mecânicas das alavancas. Até no futebol a altura média dos jogadores tem aumentado. Qualquer técnico na hora de escolher entre dois jogadores de mesmo nível técnico decide pelo mais alto. No atletismo o exemplo que o mundo inteiro conhece é do Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo e mais alto que os anteriores recordistas. Os velocistas estão cada vez mais altos e pesados. Nos últimos cem anos a população cresceu em média 5 cm, mas os corredores mais velozes cresceram nesse mesmo período 16,2 cm.
É fato que a ciência anda especulando em fabricar atletas de alto nível, mas a melhor seleção ainda é feita naturalmente. Atletas tendem a casar-se com atletas e gerar prováveis filhos campeões. Meninas que menstruam depois dos 14 anos e são filhas de atletas são mais altas porque depois da menarca o ritmo de crescimento diminui. Claro, filha de peixe nem sempre peixinho é, mas tem a espinha dorsal.
Para Refletir: Só erra quem tenta. Só acerta quem erra e conserta. Quem não erra, não acerta porque não tenta e, também não aprende nada. Moraes 2009.
Sobre a Ética: A capacidade de resolver grandes problemas é desenvolvida com o exercício de resolver os pequenos do modo mais sério possível. Um pequeno problema não é menos importante que os grandes. Moraes 2009.
Cartas para: lcmoraes@compuland.com.br
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos