Treino Online
Home > Artigos > Saúde > Estão acabando com a psicomotricidade das crianças

Estão acabando com a psicomotricidade das crianças

Logo do Treino Online
Autor: Prof. Luiz Carlos de Moraes
Ilustração do artigo


      No domingo passado assistindo um programa na "telinha" da TV vi um empresário que resolveu locar jogos de computador do tipo videogame para festas infantis. A idéia está sendo um sucesso e o empresário tendo que expandir seu negócio ganhando cada vez mais dinheiro. Até aí nada de mais, tem mesmo é que ganhar pois a idéia que foi de seu filho explora justamente a tendência das pessoas se tornarem sedentárias. Como se não bastasse dormir de 7 a 8 horas, sentar para tomar café, ir para a escola sentado no carro ou no ônibus escolar, sentar para assistir às aulas e voltar sentado, a criança que não é de ferro depois disso tudo deve estar cansada e vai dormir um pouquinho. Depois é fazer os deveres de casa que inevitavelmente passa pelo computador. Já que está no computador, entra num site de relacionamento comendo pipoca bebendo refrigerante. Claro, depois não dá tempo de fazer mais nada e então é só dormir de novo. Fim de semana, festinha na casa do colega. Brincar que nada! Tem os tais jogos de computador que não são os da nova geração Wii que simulam gestos esportivos! Fala sério! Que futuro essas criança têm em termos de saúde? Se por um lado ela está desenvolvendo o raciocínio rápido usando o computador, por outro o seu desenvolvimento psicomotor está prejudicado, pois a criança precisa de movimento desde a mais tenra idade.

      O ser humano não é só corpo cheio de músculos, ossos, órgãos e sangue. Existe um ser emocional, social, fisiológico, afetivo, cognitivo, espiritual e muito mais. Aí entra a psicomotricidade, uma ciência que estuda o comportamento global humano capaz de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais.

      Apesar de antiga é uma ciência que na escola fundamental brasileira começou fortemente a ser difundida a partir da década de 80, pois antes existiram as correntes do ser humano forte, fisicamente sadio capaz de reproduzir novos seres igualmente sadios que pudesse representar uma nação. Houve também o tempo da influência militar pautada na formação de um exército forte e sadio a serviço de um marketing do sistema de governo durante a ditadura. O cenário político dos anos 80 trouxe novas formas de pensar.

      Se formos pesquisar o que é e/ou o que significa a psicomotricidade e sua relação com a Educação Física vamos encontrar diversas citações mais ou menos complicadas, que no fundo querem dizer a mesma coisa. Prefiro as mais simples. "É a educação pelo movimento consciente visando melhorar a eficiência e diminuir o gasto energético". Sendo assim, a Educação Física deve atender as necessidades básicas da criança a seu tempo de maturação.

      Muitos pais "enchem a boca" para dizer que seus filhos são inteligentes e por isso os estimulam a usar a informática. Até aí nada de mais. Não estou me opondo à tecnologia, e sim ao seu mau uso. A inteligência se desenvolve não só com o próprio pensar e interpretar, mas com o movimento corporal. Sabe-se que qualquer movimento que resulte em ação corporal parte da inteligência. Observe por exemplo crianças brincando de pique. As mais espertas são ágeis e quando perseguidas não são alcançadas quando usam a inteligência para driblar perseguidores teoricamente mais rápidos com perfeito domínio espacial dos seus movimentos e do seu perseguidor. Segundo a teoria do americano Howard Garnir, da Universidade de Harvard, a inteligência humana é dividida em sete tipos: verbal (da fala e escrita), a lógica (a dos números), a musical (dos músicos), a cibernética (coordenação motora fina), a espacial (do artista plástico), a interpessoal (a dos líderes) e a intrapessoal (conhecimento de si mesmo).

      O desenvolvimento da inteligência e a relação da psicomotricidade relacionada com o movimento começam cedo e instintivamente. Mal começa a andar a criança faz todo tipo de movimento explorando seus espaços e obstáculos caindo e levantando. A elas precisamos dar oportunidade de brincar nas horas de lazer, na Educação Física escolar e nas festas infantis. Será que brincadeiras como batatinha frita um dois três, queimada, chicotinho queimado, estátua, bola ao alvo, amarelinha, pular corda, dança das cadeiras, bambolê, peteca, corrida do saco, corrida do ovo na colher, cabra-cega, corrida do saci-pererê entre tantas outras que estimulam a inteligência e a psicomotricidade vão desaparecer? Pelo andar da carruagem parece que sim, pois as crianças estão cada vez mais gordas. Pra que tanta inteligência virtual se desse jeito viverão tão pouco?



      Para Refletir: "Nem sempre vence o mais forte. Vence quem estrategicamente procura conhecer bem o inimigo. Assim é o medo. Ele pode derrotá-lo ou fazer com que você o vença conhecendo-o melhor". Moraes 2010.

      Sobre a Ética: Até para fazer o errado é preciso ser mais inteligente, conhecer bem o regulamento e/ou as normas para saber como burlar. Fazer o certo não precisa pensar. Moraes 2010.


Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

29º Triathlon Internacional de Santos 2020

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa

, Santos/SP

Fotos
+ Fotos e Resultados