Treino Online
Home > Artigos > Musculação > Desvios posturais e lateralidade podem ser corrigidos com musculação

Desvios posturais e lateralidade podem ser corrigidos com musculação

Logo do Treino Online
Autor: Prof. Luiz Carlos de Moraes
Ilustração do artigo


      Parte das pessoas que entram para academia vêm com alguns problemas de coluna, dores nas costas e força diferenciada dos lados do corpo. Os problemas vão desde os mais simples até os mais complexos. Os mais simples as pessoas nem sabem que os tem e os mais complexos dependem de avaliação mais rigorosa. O fato é que a maioria deposita esperança de a academia resolver tudo. Não é bem assim. Daí a importância da avaliação funcional que é o procedimento que toda academia tem disponível cujo objetivo é detectar cada problema e/ou desvios. Os mais comuns são as escolioses e as cifoses e o primeiro passo é avaliar o grau e tipo da patologia além do quanto esses problemas interferem nas atividades funcionais e na vida da pessoa. A maioria é tratável, pois as causas podem estar em posturas inadequadas por muito tempo.

      O corpo funciona de forma integrada e se um desvio funcional ocorre o lado oposto sofre adaptações e compensações levando desde casos simples até problemas que dificultam o dia a dia das pessoas e não é, num primeiro momento, a academia que vai resolver essa situação. A Fisioterapia pode aliviar bastante utilizando várias técnicas desde a osteopatia, RPG entre outras patologias.

      Os exercícios possivelmente terão como objetivo o fortalecimento, melhoria da flexibilidade e equilíbrio das cadeias musculares mais encurtados por causa da escoliose. O alongamento bem orientado caso a caso assim como o treinamento funcional, um tipo de exercício atualmente trazendo bons resultados feito com bola suíça que trabalha a propriocepção, a correção postural, o fortalecimento muscular, o equilíbrio e o relaxamento. A bola por fornecer superfície instável acaba recrutando músculos estabilizadores mais profundos em qualquer exercício nela executado, mas isso deve ser decidido em conjunto. Portanto, o caminho a seguir depende das avaliações caso a caso. A complexidade ou simplicidade do tratamento depende da escoliose ser funcional ou estrutural e os exercícios serão contra-indicados ou indicados também caso a caso onde a academia será a solução final do processo.

      Os desvios e/ou diferencial de força laterais do corpo estão quase sempre relacionados a serem de ordem estrutural e/ou funcional. A primeira se refere à deformação patológica e/ou com origem em lesões traumáticas onde o corpo acaba assumindo funções compensatórias. A segunda se refere ao lado dominante origem também de preocupação por vezes exageradas aonde o indivíduo chega à academia querendo desesperadamente que os dois lados do corpo tenham força absolutamente iguais. Da mesma forma não chega a ser incomum pessoas destras ter mais força na perna esquerda. Isso pode ser uma questão da própria atividade funcional. Por exemplo. A maioria dos destros usa realmente o braço direito, mas pode ser que com a perna seja diferente. Muitas mulheres destras que dirigem bastante costumam ter mais força no braço direito e na perna esquerda por conta do uso da embreagem. Com o homem também pode acontecer.

      Existem também outras "especulações" tais como uso prioritário dos lados do cérebro, racional e emocional, mas não passam de especulações.

      Outro fato é que existem jogadores de futebol inseridos nesse contexto. São destros, mas chutam bem com a esquerda por terem se adaptado a situações diversas ao longo do tempo ou então chutam bem com a direita, mas a esquerda é sempre a base do chute.

      Outro caso simples de resolver em academia com exercícios de musculação para o peitoral, cintura escapular e alongamentos são as cifoses funcionais. Por conta das pessoas ficarem quase sempre curvadas para frente andando e trabalhando sentadas acabam ficando meio corcundas.

      De modo geral as mulheres têm certo receio quando indicamos exercícios para o peitoral achando ser exercício para homem e/ou que vai diminuir os seios. Ledo engano ligado à crendice popular. Os peitorais fazem parte de um dos grandes e importantes grupos musculares e sua importância vai além da estética. É um grupo muscular responsável pela postura do tronco e seu condicionamento pode evitar dores nas costas. Na mulher, além da postura muito mais elegante dá sustentação aos seios. As fisiculturistas que treinam visando hipertrofia ficando parecidas com os homens é outra história que pode não ter muito a ver com saúde e qualidade de vida.


Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

29º Triathlon Internacional de Santos 2020

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa

, Santos/SP

Fotos
+ Fotos e Resultados