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Correndo na rua com segurança

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Autor: Prof. Luiz Carlos de Moraes
Ilustração do artigo


      Essa é a melhor época para quem deseja ficar e/ou voltar à forma física e gosta de praticar atividade física ao ar livre em razão do tempo bom que tem feito. Tenho percebido especialmente aos domingos um grande número de corredores formando grupos em diversos pontos da cidade tais como praça da liberdade e o posto de combustível da Av. Barão do Rio Branco que é o meu local escolhido.

      Como profissional e experiência de 40 anos de corrida valem algumas recomendações para que essa atividade se torne mais prazerosa, segura e tenha um bom rendimento.

      Hora Marcada - Apesar de informal cada grupo deve ter um mínimo de organização primeiramente elegendo um líder que normalmente é quem tem o telefone e/ou E-Mail de todos marcando a hora e local do treino assim como o objetivo do treinamento, quantos quilômetros a galera vai correr e o percurso previsto. Acho importantíssimo cumprir a hora de largada combinada. Isso evita, por exemplo, o grupo ficar esperando por alguém na esperança do sujeito aparecer atrasado. Será que ele vem? E se não vier? Todos ficam prejudicados. Além disso, evita a quem no dia anterior disse que iria e surgindo um imprevisto não precisa avisar. Não está lá é porque não vai. Não deixa de ser um treinamento para o dia de uma prova onde todos têm que estar lá na hora do evento. Outra vantagem é que depois todos têm seus compromissos sociais e vão poder cumpri-los porque sabe quanto tempo vai gastar de treinamento. Alguns corredores têm cônjuges, sogra, filhos, agregados e etc. que não entendem essa paixão pela corrida e cobram a presença em casa. Com hora marcada atende a todos.

       Correr na Contramão - Mesmo que a rua não ofereça piso adequado é sempre mais prudente correr na contramão. Estando de frente para os carros o tempo de reação diante dos imprevistos é sempre maior do que correndo no mesmo sentido do tráfego. O motorista pode se ver diante de uma situação que obrigue passar mais perto do corredor seja por causa de um buraco na pista, um cachorro ou até mesmo por distração dando um susto no corredor sem intenção.

      Outra ação interessante do corredor estando de frente para o motorista vale dar uma espécie de "blefe" no motorista especialmente aqueles que estejam vindo mais colado ao meio fio acenando para ele como se o conhecesse há muito tempo. No mínimo o motorista fica na dúvida e como o tempo para pensar é muito curto automaticamente se afasta de você. O objetivo é a sua segurança. Eu faço isso sempre e o motorista acaba até respondendo ao sinal.

       Ação Defensiva - Correr na rua instintivamente a gente sabe que desenvolve mecanismo reflexo em face dos desníveis do piso nos obrigando ao raciocínio rápido prevendo os possíveis desvios dos obstáculos que não são poucos. Sejam pessoas aglomeradas num ponto de ônibus, carros estacionados irregularmente, bicicletas, buracos, desníveis além das indesejáveis fezes de cachorros. Isso acaba desenvolvendo a noção espacial, a coordenação motora, a agilidade e o reflexo. Por vezes é preciso acelerar para aproveitar o sinal que vai fechar ou atravessar uma rua nas brechas longas entre um carro e outro. Essa previsão permanente no trânsito é conhecida como direção defensiva.

       Estímulo Permanente - Normalmente cada grupo de corredores depois de reunidos costuma largar todos juntos tal como acontece na prova e cada um vai ao seu ritmo. Na prova o corredor seja qual for a sua velocidade encontra sempre um bom motivo para manter o ritmo porque tem sempre alguém à sua frente a ultrapassar. Já num treino comum isso não acontece e os mais lentos acabam se acomodando ficando sozinhos para trás. Os mais rápidos de alguma forma também acabam se acomodando porque não têm ninguém à sua frente para alcançar. Uma boa estratégia, e isso cabe ao líder do grupo organizar, é largar os mais lentos primeiro separados a cada 30, 45 ou 60 segundos e depois ir largando os mais velozes por último. Isso acaba estimulando todo o grupo especialmente no final porque os mais lentos tentam não deixar quem vem de trás passar e quem vem de trás teoricamente tem obrigação de alcançar os da frente. Além de incentivar a todos pela melhora dos resultados individuais quando o treino acaba todos chegam mais ou menos juntos e ninguém fica preocupado com o fulano que ainda não chegou. Depois tudo é festa e aqueles tradicionais comentários de cada um de como se sentiu no treinamento valorizando a troca de experiências, as previsões futuras e os ajustes necessários para o próximo treino.






       Para Refletir: Quem vive dizendo que as portas da vida estão sempre fechadas é porque nunca tentou encontrar a chave, arrombá-la ou pular a janela. (Moraes 2011)

       Sobre a Ética: Quem descobre que a bicicleta está sem freio no meio de uma descida fica tão desesperado quanto quem comete um erro grave por falta de ética. Não adianta dizer que não sabia. (Moraes 2011).


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