29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
É muito comum em um processo de mudança de hábitos alimentares a vontade consciente de querer parar de comer um determinado alimento que sabemos o quanto prejudica a nossa dieta e não conseguirmos. É a chamada compulsão alimentar. A compulsão tende a apresentar sinais ou sintomas característicos:
Essas atitudes se dão muito provavelmente por conta da serotonina, que é o hormônio responsável pela sensação de prazer em nosso organismo. O indivíduo compulsivo busca a todo momento experimentar essa sensação de bem-estar, e parece saber fazê-lo apenas através da alimentação.
Existe a informação que a cada quatro pessoas com compulsão, três são obesas. Isso provavelmente porque não descobriu outras formas de obter prazer (nos seus relacionamentos, em exercícios físicos ou até consigo mesma). Quando notamos que existem outras possibilidades que podem nos trazer o mesmo sentimento, temos a opção de mudar.
Perder o controle sobre o que é consumido, comer até ver o final da caixa ou do pacote, mastigar e engolir rápido, esconder seus hábitos alimentares são sintomas que caracterizam a compulsão. Todos esses comportamentos, em sua maior parte, são acompanhados da culpa, pois o indivíduo tem a consciência de que não precisariam ter comido tanto, porém somente após ingerir essa quantidade exagerada.
A compulsão é um passo inicial para outros transtornos alimentares além da obesidade, como anorexia e bulimia nervosas. Geralmente o comportamento compulsivo está acompanhado de uma vida com faltas, pois o comer serve como uma maneira de preencher esses buracos. Uma ótima alternativa é trocar um hábito prejudicial (como o da compulsão alimentar) por um hábito saudável (a prática de esportes, por exemplo), o que ajudaria no controle do estresse, da ansiedade e preencheria essas faltas que podem existir e levar ao tal comportamento compulsivo.
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos