A biomassa é considerada um alimento funcional, pois, quando cozida, apresenta amido resistente, que não é digerido e nem absorvido no intestino e tem ação semelhante a das fibras.
No intestino, os probióticos, bactérias benéficas do nosso organismo, utilizam a biomassa como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno. A biomassa atua na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes. E é rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.
Benefícios
- Melhora o funcionamento do intestino, reduzindo assim reabsorção de hormônios e toxinas diretamente ligados ao acúmulo de gordura.
- Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico. Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.
- Reduz a absorção de gordura e açúcar da alimentação, sendo uma aliada para o emagrecimento.
- Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite, maionese porque, ela funciona como um espessante.
- Nas preparações sem glúten, ela melhora a textura deixando as preparações mais macias.
- Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular, ideal para praticantes de atividade física.
- Indicada também para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten, à lactose, possui diabetes ou alergias alimentares. O organismo fica mais protegido e mais fortalecido para a digestão de alimentos permitidos, reduzindo os sintomas da intolerância.
- Pode ser consumida para todos, desde crianças, adultos, gestantes, nutrizes e idosos. Não há contraindicação, apenas adequações de consumo diário.
Tomando duas colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia, é possível garantir todas essas propriedades.
Confira o modo de preparo:
- Separe as bananas e lave-as bem. É importante que elas estejam completamente verdes.
- Coloque-as com casca em uma panela de pressão e cubra com água fervente. Mantenha por 8 minutos, desligue o fogo e deixe que a pressão se encarregue do cozimento por mais ou menos 12 minutos. Espere o vapor da panela sair normalmente, não force o processo.
- Mantenha as bananas na água quente e vá tirando a casca. Bata a polpa que vai ser utilizada ainda quente no liquidificador. Se preferir, adicione um pouco de água para ajudar a bater. Se não for usar na hora, a polpa batida e congele por até 3 meses.
- Você pode misturá-la em sucos e iogurtes ou na preparação de bolos e tortas.
Equipe Nutrindo Marília Gabriela Carvalho: Nutricionista pós-graduanda em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos. Bianca De Luca: Nutricionista pós-graduanda em Alimentação Materno Infantil Giovanna Müller: Nutricionista pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional Contato: contato.nutrindo@hotmail.com Atendimento: Santos, São Paulo, Sorocaba, Campinas e Campos do Jordão