29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
A qualidade dos nossos pensamentos, o bem estar, o humor, a felicidade e a autoestima está também relacionada ao que comemos. Existem alguns alimentos que aumentam a produção de serotonina, que é um neurotransmissor produzido dentro das células nervosas, neurônios, que ajuda a regular o humor.
Os principais nutrientes são os carboidratos, ácido fólico, potássio, vitaminas C e B, magnésio e etc. O triptófano é um aminoácido (molécula) encontrado em alguns alimentos, como por exemplo o queijo, amendoim, ovo, castanha do pará, salmão, batata, banana, chocolate, amendoim e nozes. É muito comum ver os atletas felizes comendo uma barra de chocolate em vésperas de prova, devido a presença do triptófano, percursor da serotonina. Porém, o excesso de açúcar no cérebro, provoca desorientação, falta de coordenação motora, dificuldade no raciocínio e etc.
O cérebro fica lento, o que causa sérios problemas na performance do atleta. O açúcar consome toda a energia cerebral, dificulta o processamento de pensamentos e emoções, afetando também a memória e o aprendizado. Alimentos ricos em ômega 3, atuam nos neurônios, melhorando o desempenho cognitivo da atividade cerebral e na comunicação entra as células. O consumo de peixe melhora na circulação cerebral e diminui os riscos de demência e cansaço mental, reduzindo a ansiedade e a insônia, combatendo também a depressão. Alguns estudos, comprovam que 40% dos casos de depressão são causados pela falta de ácido fólico no organismo.
Segundo a ciência, pensamentos pessimistas são causados pelo baixo nível de vitamina do complexo B. A qualidade dos pensamentos está relacionado na alimentação do atleta, e afeta diretamente no seu desempenho.
“Que teu alimento seja teu remédio, e que teu remédio seja teu alimento” – Hipócrates
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos