29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
Se você leu “Cacau” e já pensou naquele chocolate docinho e cheio de recheio, sentimos informar que você está muito enganado! Para conseguir todos os benefícios do cacau, o chocolate precisa ter no mínimo 60% de cacau em sua composição, pouca ou nenhuma quantidade de açúcar e não conter leite.
A classificação dos chocolates em barra e em pó se dá de acordo com a quantidade de cacau em sua composição, sendo: chocolate ao leite 30 a 40% de cacau; meio amargo: 35 a 50% de cacau; amargo 50 a 75% de cacau e o extra amargo com 75 a 85% de cacau. E há também o cacau em pó puro que não possui nenhum outro ingrediente em sua composição. O chocolate branco não possui cacau.
Mas não saia por aí comendo chocolate sem moderação pensando somente nos benefícios do cacau. No chocolate, o cacau não está sozinho, e com os demais ingredientes torna-se um alimento calórico, rico em gordura e açúcar.
O ideal é que consuma as opções com maior teor de cacau, os conhecidos chocolates amargos. 30g de chocolate amargo ou 1 colher de sobremesa de cacau em pó por dia é uma boa quantidade para consumir, sem favorecer o aumento de peso e ainda garantir seus benefícios.
O cacau é a base do chocolate e contribui para textura, cor e sabor. É um fruto de casca dura e de coloração que vai do amarelo esbranquiçado até vermelho escuro, e contém uma polpa branca ou rósea com sementes avermelhadas. Destas sementes devidamente fermentadas e processadas, extrai-se o cacau em pó e a manteiga de cacau. O cacau é um alimento altamente nutritivo e proporciona inúmeros benefícios à saúde.
Ele é rico em magnésio, ferro, cromo, zinco, manganês, cobre e, principalmente, antioxidantes. Os polifenóis e flavonóides presentes no cacau ajudam a manter a saúde do coração, prevenindo contra doenças cardiovasculares.
Outro componente do cacau é o triptofano, que aumenta a produção de serotonina a qual ajuda a relaxar, aliviar o estresse e proporciona aquela sensação de bem-estar. Por conta disso, garante maior disposição mental e auxilia no combate a depressão.
Rico em flavonoides, que têm efeito antioxidante, o alimento age prevenindo o sistema cardiovascular e circulatório e impedindo a deposição de gordura nas artérias, combatendo a hipertensão. Além disso, contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL)
Os chocolates amargos e meio amargos são aliados da dieta. Além de controlarem a ansiedade, elevarem a sensação de bem-estar e evitar a compulsão por alimentos, eles saciam a vontade de comer doce, ao mesmo tempo em que promovem melhorias na saúde.
Sugestão de consumo:
Banana com cacau para o pré-treino
Ingredientes
Modo de preparo: Basta cortar ou amassar a banana e acrescentar os demais ingredientes
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos