29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
O açaí é uma fruta muito versátil , sendo utilizada em sorvetes, sucos, geléias, junto com cereais, sobremesas em geral e até mesmo pura. Até o começo dos anos 80 esse alimento era consumido predominantemente na região Norte do país e a partir dos anos 90 passou a ser introduzido de forma geral no mercado nacional e a cada dia ganha mais espaço na alimentação brasileira.
Esta frutinha traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, mas vale lembrar que todos os seus benefícios são melhores aproveitados quando consumido de forma pura, natural, integral e sem adição de açúcar e xarope de guaraná.
O açaí é rico em gorduras do bem e estas gorduras além de serem bem vindas na nossa alimentação, favorecem o controle glicêmico da fruta, ou seja, evitam que ocorra pico de glicose no sangue, um dos responsáveis pelo aumento do peso.
O fruto ainda é rico em antocianinas, pigmentos que conferem ao açaí sua cor arroxeada característica e que possuem uma grande capacidade antioxidante. Estudos sugerem que esses pigmentos flavonóides atuam no combate ao envelhecimento precoce e até mesmo na prevenção de diversos tipos de câncer, devido ao acido oléico presente no alimento. Ele auxilia na prevenção do câncer de três maneiras: bloqueia os genes que causam a doença; atrasa o desenvolvimento de tumores; e faz as células da doença se autodestruírem.
Além disso, o açaí é um alimento rico em minerais como o cálcio, magnésio, manganês potássio e ferro e ainda é uma excelente fonte de fibras. Essa quantidade de fibras presente proporciona a sensação de saciedade após o seu consumo, auxiliando aqueles que querem perder peso, claro, se consumido na quantidade correta e dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.
Para os praticantes de atividade física:
Consumo pós-treino, para recuperação: o açaí é uma excelente fonte de energia e é ideal para quem gostaria de repor, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos.
Consumo pré-treino, energético: ele é um verdadeiro energético natural, ao contrário de outros produtos que não são verdadeiros energéticos e sim somente estimulantes, dando a falsa impressão de energia.
Uma ótima opção para variar o shake pós-treino com whey é trocar a banana de todos os dias por um pouco de polpa de açaí.
Mas atenção, a polpa do açaí acrescida de xarope de guaraná é um alimento de alta densidade energética, ou seja, muito calórico. A polpa pura in natura possui em média 65kcal em cada 100g, o problema acontece depois da sua industrialização, na qual é, em muitas vezes, acrescentado xarope de guaraná ou banana na fruta e vira a polpa congelada que encontramos para comercialização, a qual possui em média 160kcal em 100g. Por isso, é recomendado o seu consumo in natura, quando possível, e sem acréscimo de leite condensado, leite em pó e demais complementos.
Para quem acha o açaí puro muito “sem graça” mas não quer exagerar nas calorias, a nossa dica é acrescentar um pouco de iogurte natural desnatado e uma colher de café de chia. Essa combinação aumentará a quantidade de fibras, proteínas e deixará sua versão do açaí mais light e nutritiva! Consuma com moderação
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos