29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
Enquanto as propagandas mostram atletas extremamente satisfeitos ao praticar seus exercícios durante a estação mais quente do ano, quem o faz no dia a dia sabe que o calor interfere diretamente no desempenho do corredor. A queda de performance em dias quentes e com altas taxas de umidade é velha conhecida dos praticantes de exercícios físicos, principalmente, aqueles que o fazem ao ar livre e pode ser amenizada com algumas medidas.
Essa diminuição do rendimento acontece durante a corrida não só devido à temperatura externa, afinal, o corpo lida tanto com o calor do ambiente quanto com o calor produzido por seu próprio organismo e, como a forma do corpo regular a temperatura é a evaporação do suor, a desidratação torna-se uma preocupação recorrente durante o verão.
Por isso, a hidratação é essencial durante a prática esportiva: antes, durante e depois das atividades, seja com água ou isotônicos. As roupas também devem ser adequadas: próprias para corrida, leves e arejadas (em dias de calor quanto menos roupas melhor). Nos pés, sempre utilizar tênis com sistema de amortecimento e próprio para seu tipo de pisada.
Outra dica é se atentar aos horários: devem-se evitar os horários entre 10h e 16h nos quais o sol é mais intenso. Além disso, vale sempre lembrar que nunca se deve treinar em jejum. A alimentação deve ser adequada à rotina durante a estação e, para isso, o ideal é consultar um nutricionista.
Para quem topou com uma chuva de verão, alguns cuidados: não é indicado correr com chuva muito intensa devido à possibilidade de raios; outra precaução é redobrar a atenção com o piso que pode ficar escorregadio, além de poças d’água que podem esconder buracos. Desta forma, é possível aproveitar o ânimo proporcionados pelas altas temperaturas sem prejudicar sua prática esportiva.
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos