29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
“A música é o esforço que fazemos para explicar a nós mesmos como nosso cérebro funciona” (Lewis Thomas)
A música tem um papel significativo com relação ao desempenho dos atletas. A escolha da seleção musical contribui para o prazer de estar em um ambiente favorável ao treino e para motivação do mesmo.
A música diminui a percepção da dor, da fadiga e do esforço, melhora o estado de humor, aumenta a resistência e principalmente a motivação.
Quando o atleta ouve uma musica, há um aumento significativo da atividade elétrica de varias regiões do cérebro responsáveis pelos movimentos, estimulando a memoria e emoções. Porém, a musica distrai dos sinais do corpo, ou seja, que o atleta já alcançou o seu limite. Essa distração pode provocar acidentes, dessa forma, é importante manter a atenção e ter a consciência de que nem sempre, a musica é compatível com a segurança.
O ritmo musical torna-se prazeroso ao individuo, pois o corpo humano tem uma pré disposição natural ao movimento rítmico. A música ajuda o atleta a prolongar o tempo do exercício. Também influencia no estado emocional, estimulando sentimentos e sensações e atua como prevenção contra a monotonia durante os treinos. A emoção musical promove respostas tanto fisiológicas como psicológicas, afetando o sistema nervoso autônomo, aliviando a ansiedade e controlando o stress, baixando o nível de cortisol na corrente sanguínea, seu estimulo abala o sistema sensorial, motor, afetivo, provocando mudanças no metabolismo e nos pensamentos.
A música aciona diversas áreas do cérebro e é capaz de despertar sentimentos. É um universo de significados, representações e percepções distintas e cada atleta percebe de modo diferente, conforme sua historia de vida.
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos