29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
Quando falamos em respiração adequada, já vem à cabeça a máxima “inspira pelo nariz e expira pela boca”. É importante inspirar pelo nariz para que o ar chegue umedecido, aquecido, e filtrado aos pulmões e expirar pela boca, pela facilidade em eliminar o gás carbônico. Porém, nem sempre é possível manter a respiração dessa forma enquanto praticamos determinadas atividades físicas.
Na corrida, por exemplo, quem deverá ditar a sua maneira de respirar é a intensidade e o ritmo da atividade. Quanto mais intensa, maior será a necessidade de oxigenação e por essa razão, ficará difícil respirar apenas pelo nariz, sendo fundamental respirar também pela boca.
Em atividades como musculação ou Pilates, a respiração pode influenciar na qualidade do exercício. Na musculação, a expiração deve ser feita pela boca e no momento do esforço, inspirando no momento de descanso ou retorno do movimento. O bloqueio da respiração é perigoso à saúde, já que manter a glote fechada durante um exercício de força, por exemplo, ocasionará uma elevação na pressão arterial de forma substancial fazendo com que o coração se esforce mais para bombear o sangue. Já no Pilates, a inspiração deve ser profunda, favorecer a expansão das costelas lateralmente e ativar a musculatura inferior, enquanto a expiração, deve acontecer afim de proporcionar a contração abdominal. Uma respiração correta, implicará numa melhor postura durante a pratica de exercícios.
Sendo assim, podemos concluir que não existe um modelo único e padronizado de respiração para a pratica de atividade física em geral, já que quem irá determinar a forma de respirar é a intensidade e o objetivo do exercício. O importante mesmo é que, independente de qual for a atividade escolhida, o praticante siga respirando, de preferência confortavelmente.
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos