29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
Fotos
O talento esportivo é empregado para caracterizar indivíduos que demonstram elevadas capacidades biológicas e psicológicas que, dependendo do meio social no qual vivem, poderam apresentar alto desempenho esportivo, dependendo para isso de condições ambientais adequadas.
O desenvolvimento do talento do esporte depende da estreita ligação entre fatores individuais e ambientais.
A família exerce uma relevante função com relação ao desenvolvimento do talento esportivo do atleta, proporcionando maior autonomia e confiança para lidar com eventuais dificuldades que venham ao ocorrer, expandindo suas próprias competências.
A família, como ambiente social, ajuda o atleta a desenvolver sua identidade, autoestima e motivação para o esporte.
Uma trajetória bem sucedida, na vida do atleta, muitas vezes possui o suporte da família, através do encorajamento e aquisições de valores. Porém, a família também pode apresentar aspectos negativos no desenvolvimento do atleta. A alta exigência e cobrança podem proporcionar o ambiente de regras rígidas e expectativas irreais. Um ambiente familiar desorganizado causa relações interpessoais inadequadas, problemas com treinadores, deficiência de controle interno e disciplinar do atleta.
No contexto esportivo, a família forma uma rede social muito complexa que influencia na qualidade da participação e da experiência esportiva do atleta.
Muitas vezes, o atleta inicia no esporte com auto nível de motivação, porém por falta de incentivo, de apoio ou devido a influencia negativa da família, ele pode vir a abandonar, antes mesmo de atingir seu objetivo. Por outro lado, aquele atleta, que tem suporte familiar positivo pode permanecer envolvido no esporte por muito mais tempo do que ele esperava, chegando ate a superar suas expectativas com relação a sua modalidade esportiva.
, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos, Santos/SP
Fotos